sábado, 12 de fevereiro de 2011

INFANTIL gincanas atividades e brincadeiras


 Noite do Pijama com o tema Caça ao

                     Tesouro. 




A programação foi mais ou menos assim:

As crianças foram recebidas às 20:30h e quando chegavam, eram recepcionadas pela equipe de piratas (professores e adolescentes voluntários) e recebiam uma bandana e um tapa olho (feitos em TNT).

Após guardar seus pertences, que foram devidamente identificados, as crianças participavam de 3 oficinas à sua escolha: uma oficina de culinária, onde aprenderam a fazer cajuzinhos que não vão ao fogo; uma de bijouterias e outra de jogos diversos. As oficinas duraram cerca de uma hora, tempo necessário para que todos chegassem. 

Após, as crianças se dirigiram ao santuário, onde foi encenada uma peça que contava a história de um pirata que estava cansado de encontrar tesouros sem valor e queria encontrar um tesouro de verdade.

Depois da peça, as crianças foram divididas em equipes, com idades misturadas, tendo sempre um adolescente e um professor em cada equipe.




GINCANAS


As equipes deveriam então, se reunir, para escolher um nome e um grito de guerra.

A primeira tarefa era "pescar" uma garrafa da cor de sua equipe com o "mapa do tesouro" e decifrar o enigma do mapa. A garrafa estava numa piscina inflável infantil repleta de legos (usamos os legos no lugar de bolinhas). Feito isso, a equipe recebia outra tarefa, que consistia em atividade escrita de decifrar enigmas cujas respostas tinham a ver com as aulas que foram dadas no semestre. Obtidas as respostas, a equipe deveria fornecer a "senha" (resposta) ao fiscal que entregaria a primeira pista do tesouro. Foram 4 pistas para cada equipe ao todo. Eles tiveram que usar a Bíblia para procurar uma parte das pistas, que estavam escondidas dentro do santuário, no banheiro, debaixo do bebedouro, na livraria, na escada, nas salas, enfim, por vários lugares diferentes da igreja.
A última pista, levava todas as equipes para a "ilha dos macacos" - um determinado espaço da igreja, onde foi feito um mapa do tesouro no chão, com fitas adesivas e desenhos e nesse mapa aparecia a tal "ilha dos macacos" onde as equipes deveriam se encontrar para a "batalha final" que era justamente uma daquelas brincadeiras de encontrar primeiro o versículo na bíblia - preparar, apontar, fogo! 

No final, explicamos que, no Reino de Deus, todos são vencedores, quando andam em amor, trabalham em equipe, em união, procurando as respostas para os enigmas da vida na Palavra de Deus. 

Depois disso, todos tiveram a chance de encontrar o baú do tesouro, onde havia uma enorme bíblia e diversos saquinhos dourados contendo muitas guloseimas para as crianças. 

Eles gostaram bastante. No final, foi servido um lanche e as crianças foram para os seus quartos se preparar para dormir, o que na realidade, demorou muito a ocorrer...rsrs

No dia seguinte, acordamos e tivemos um delicioso café da manhã. Foi tudo muito simples, mas feito com muito amor e as crianças saíram bem alegres. 






 Dinâmica "Salmo 1" - Juniores e Adolescentes

Mensagem #  por Leticia-honorio » 06 Out 2007 14:39
Salmo 1 
Fizemos no Pré- Jovem uma dinâmica sobre não podermos nos assentar a roda dos escarnecedores, foi bem legal, todos gostaram!!! 

Pede-se para que duas pessoas saiam, enquanto combina-se uma senha com os outros. Que dirá uma palavra para cada um e eles devem dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra que foi dita e uma palavra com a letra do seu nome. 
(Por exemplo dizendo a palavra BíbliA para a Jéssica, ela pode dizer Amor e Jesus). 

Então quando os outros voltarem deve-se dizer uma palavra a cada pessoa inclusive aos que voltaram e todos respondem de acordo com o combinado e os que voltaram não entenderão e ficarão tentando descobrir a senha. 

Depois de um tempo, explica-se que assim é a pessoa de Deus quando se assenta a roda dos escarnecedores; eles dizem várias coisas que não entendemos, como tipos de bebida, drogas e várias outras coisas contrárias a Palavra de Deus e então a pessoa tenta entender o que estão falando e pensa até em fazer o que eles fazem, para não ficar “por fora”. 

No final pode ser dito a Palavra de 2Coríntios 6:14-18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário