Plano de Leitura da Bíblia
Objetivos: Estimular a leitura da Bíblia
Descrição: O Plano de leitura é distribuído trimestralmente. Durante as aulas , os alunos que participam do estudo respondem a um questionário sobre a leitura da semana.
Resultado: Além da revelação da palavra de Deus, a profundidade no ensino só aumenta com a leitura da Bíblia.
PONTUAÇÃO NA EBD
Objetivos: Reconhecer o esforço dos alunos mais assíduos e da classe mais participativa.
DESCRIÇÃO: É feito um quadro de pontuação para os quesitos.
-Maior freqüência vale 5 pontos
-Visitante não crente vale 10 pontos
-Visitante crente vale 5 pontos
-Oferta vale 5 pontos
-Novos alunos matriculados valem 20 pontos
-Respostas ao questionário das lições bíblicas vale 10 pontos
-Respostas as perguntas do plano de Leitura Bíblica valem 10 pontos
-Trazer a Bíblia vale 10 pontos
-Cada quilo na campanha beneficente vale 5 pontos
-Oferta especial vale 20 pontos
-Cada aluno presente na abertura da ED vale 10 pontos
-Cada aluno presente no encerramento do trimestre vale 5 pontos
RESULTADO: Como desenvolvem o trabalho em equipe, os alunos incentivam uns aos outros a participação . A contagem dos pontos no final da ED premia a classe vencedora.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
UMA PRIORIDADE DA IGREJA
A Escola Bíblica Dominical é o veículo de ensino mais importante à disposição da Igreja. Longe de ser uma "escola" maçante e sem graça, é um dos principais cultos aos domingos pela manhã, do qual jamais alguém deveria faltar. Vejamos as quatro áreas da Escola Dominical que necessitam de intervenção:
1. CREDIBILIDADE – Temos que admitir que o povo evangélico, em sua maioria, não acredita mais na EBD. Isto é fácil de se perceber pelos bancos vazios. Para a recuperação deste crédito é necessário arregaçar as mangas e, se for o caso, questionar o horário, a duração, seus relatórios que o povo esquece antes de se levantar do banco, o material didático utilizado, os métodos empregados e, quem sabe, até o próprio nome?
Esta credibilidade precisa começar a ser restaurada na mente de sua própria liderança. Todos precisam entender que ela é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus. É ela quem qualifica a vida da Igreja.
2. UTILIDADE – Apesar da Bíblia possuir resposta e orientação satisfatória e segura a todos os anseios do homem, na maioria das vezes, o povo volta para casa sem ver respondidas as suas indagações mais angustiantes. Ninguém pode ser convencido da utilidade e aproveitamento deste sistema, ainda que se dê qualquer explicação para o fato. Sinceramente devemos concluir da sua ineficácia.
3. COMPETÊNCIA – Ministrar aulas é uma ciência e, como tal, deve ser aprendida e desenvolvida. É muito mais do que pegar uma revista e ir para lê-la ou repeti-la decorada naquela perspectiva mística, mas sem bases Bíblicas, de que, por ser esta uma tarefa espiritual, mesmo despreparado tecnicamente, o Espírito Santo lhe suprirá graça. É certo que o Espírito Santo pode usar homens despreparados, humanamente falando, como fez com Pedro, ou usar homens cultos como Paulo, porém ao desleixado e preguiçoso o Espírito não socorrerá.
Os nossos professores devem ser melhor escolhidos, crentes fiéis, com bom testemunho, maduros na fé e submissos. Devem entender a Escola Dominical como prioridade da igreja e dedicar-se a ela e aos seus alunos com amor. Devem ser preparados com esmero pelo seu pastor para que possam desincumbir seu ministério a contento e com proveito.
4. DEDICAÇÃO – Em algumas igrejas, o ministério não entende a importância da Escola Bíblica Dominical e desestimulam-se pela baixa freqüência. Assim, não a apoiam e nem a implementam, até mesmo negando-se a discutirem suas reformas.
Os superintendentes limitam-se à execução da abertura e do encerramento da Escola.
Necessitamos, urgentemente, de tratar a Escola Dominical com seriedade e disposição. Há necessidade de mais oração, fidelidade doutrinária, reavaliação honesta, vidas consagradas.
1. CREDIBILIDADE – Temos que admitir que o povo evangélico, em sua maioria, não acredita mais na EBD. Isto é fácil de se perceber pelos bancos vazios. Para a recuperação deste crédito é necessário arregaçar as mangas e, se for o caso, questionar o horário, a duração, seus relatórios que o povo esquece antes de se levantar do banco, o material didático utilizado, os métodos empregados e, quem sabe, até o próprio nome?
Esta credibilidade precisa começar a ser restaurada na mente de sua própria liderança. Todos precisam entender que ela é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus. É ela quem qualifica a vida da Igreja.
2. UTILIDADE – Apesar da Bíblia possuir resposta e orientação satisfatória e segura a todos os anseios do homem, na maioria das vezes, o povo volta para casa sem ver respondidas as suas indagações mais angustiantes. Ninguém pode ser convencido da utilidade e aproveitamento deste sistema, ainda que se dê qualquer explicação para o fato. Sinceramente devemos concluir da sua ineficácia.
3. COMPETÊNCIA – Ministrar aulas é uma ciência e, como tal, deve ser aprendida e desenvolvida. É muito mais do que pegar uma revista e ir para lê-la ou repeti-la decorada naquela perspectiva mística, mas sem bases Bíblicas, de que, por ser esta uma tarefa espiritual, mesmo despreparado tecnicamente, o Espírito Santo lhe suprirá graça. É certo que o Espírito Santo pode usar homens despreparados, humanamente falando, como fez com Pedro, ou usar homens cultos como Paulo, porém ao desleixado e preguiçoso o Espírito não socorrerá.
Os nossos professores devem ser melhor escolhidos, crentes fiéis, com bom testemunho, maduros na fé e submissos. Devem entender a Escola Dominical como prioridade da igreja e dedicar-se a ela e aos seus alunos com amor. Devem ser preparados com esmero pelo seu pastor para que possam desincumbir seu ministério a contento e com proveito.
4. DEDICAÇÃO – Em algumas igrejas, o ministério não entende a importância da Escola Bíblica Dominical e desestimulam-se pela baixa freqüência. Assim, não a apoiam e nem a implementam, até mesmo negando-se a discutirem suas reformas.
Os superintendentes limitam-se à execução da abertura e do encerramento da Escola.
Necessitamos, urgentemente, de tratar a Escola Dominical com seriedade e disposição. Há necessidade de mais oração, fidelidade doutrinária, reavaliação honesta, vidas consagradas.
10 RAZOES PORQUE O CRENTE DEVE FREQUENTAR A EBD
1. Por causa da enorme e crescente necessidade de genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus;
2. Porque a EBD é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus;
3. Porque os objetivos da EBD são os mesmo objetivos da Igreja e, se eles forem alcançados na vida dos alunos, tudo se transformará na vida da igreja local;
4. Porque a qualidade da EBD determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local;
5. Porque é na EBD que homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças adquirem uma fé mais robusta e madura, e, assim, estarão prontos e mais aptos a desempenharem suas atividades na obra de Deus;
6. Porque a EBD desenvolve a espiritualidade e o caráter dos crentes;
7. Porque a EBD é um dos meios de evangelização que a igreja possui, ou seja, pode-se evangelizar na Escola e através dela. Além disso, é onde o crente aprende a amar e cooperar com a obra missionária;
8. Porque a EBD é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos;
9. Porque a EBD reúne a família: pais e filhos fortalecem o relacionamento, as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal;
10. Porque a EBD é uma fonte de avivamento espiritual para a igreja, pois, onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada, o avivamento acontece.